Início Amazonas Aras vem ao Amazonas acompanhar investigações sobre assassinato de Dom e Bruno
Amazonas

Aras vem ao Amazonas acompanhar investigações sobre assassinato de Dom e Bruno

Aras vem ao Amazonas acompanhar investigações sobre assassinato de Dom e Bruno
Aras vem ao Amazonas acompanhar investigações sobre assassinato de Dom e Bruno

O procurador-geral da República, Augusto Aras, lidera uma comitiva de membros do Ministério Público Federal (MPF) em uma série de reuniões na Amazônia, neste domingo (19). Eles desembarcam em Tabatinga, no extremo oeste do estado, próximo da região onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados há dua semanas.  

De acordo com a Agência Brasil, acompanham Aras os coordenadores das câmaras de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais e Criminal do MPF, Eliana Torelly e Carlos Frederico, respectivamente, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, além de outros integrantes do alto escalão do órgão. 

Segundo informe da PGR, o objetivo é discutir medidas e ações de restruturação da atuação institucional na região amazônica, bem como ampliar a articulação do MPF com outros órgãos públicos com vistas ao combate à criminalidade e ao enfrentamento de violações aos direitos indígenas, direitos humanos e outros crimes registrados na região. 

A previsão é que o procurador-geral da República participe de reunião com membros do MPF lotados em Tabatinga, com representantes do Exército, Polícia Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai) e outras instituições.

O PGR e os demais membros do MPF também vão conversar com as autoridades responsáveis pela investigação do assassinato de Pereira e Phillips, para acompanhar os desdobramentos do caso. Após os encontros, eles devem fazer uma declaração à imprensa.

Mais cedo, a PF informou que Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”, se entregou na Delegacia de Polícia de Atalaia do Norte, região do Vale do Javari, oeste do Amazonas. Ele é o terceiro suspeito de envolvimento no crime. Além dele, estão presos por envolvimento na morte e na ocultação dos corpos os pescadores Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos, de 41 anos, e Amarildo da Costa Pereira, o Pelado, também de 41 anos. Até o momento, apenas Amarildo confessou o crime e indicou a localização dos restos mortais de Bruno Pereira e Dom Phillips.

Assassinatos

Dom Phillips, que era colaborador do jornal britânico The Guardian, e Bruno Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), foram vistos pela última no dia 5 de junho, na região da reserva indígena do Vale do Javari, a segunda maior do país, com mais de 8,5 milhões de hectares. Eles se deslocavam da comunidade ribeirinha de São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte (AM), quando sumiram sem deixar vestígios.

O indigenista denunciou que estaria sofrendo ameaças na região, informação confirmada pela PF, que abriu procedimento investigativo sobre a denúncia. Bruno Pereira estava atuando como colaborador da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) - entidade mantida pelos próprios indígenas da região. Entre as suas missões, estava a de impedir a caça e a pesca ilegal na reserva, bem como outras práticas criminosas.

A Terra Indígena do Vale do Javari concentra o maior número de índios isolados ou de recente contato do planeta e qualquer aproximação com não índios pode desencadear um processo de extermínio desses povos, seja pela disseminação de doenças ou enfrentamento direto.

Segundo os autores do crime, a motivação do assassinato de Bruno e Dom teria sido justamente a atuação deles na denúncia de acesso e exploração ilegal da reserva. A PF chegou a dizer, nesta sexta-feira (17), que não haveria mandantes nem participação de organizações criminosas.

A conclusão, no entanto, foi rechaçada pela Unijava, que, em nota, informou terem sido repassados dados sobre organizações criminosas que estariam atuando na região.

Veja também:

Terceiro suspeito confessa participação nas mortes de Dom e Bruno, mas nega ter atirado

Polícia prende 3º suspeito de matar Dom Phillips e Bruno Pereira em Atalaia do Norte

Buscas por barco de Dom e Bruno continuam neste sábado em Atalaia do Norte

Justiça decreta prisão de 3º suspeito pelas mortes de Dom e Bruno no Amazonas

PF confirma que restos mortais encontrados no Vale do Javari são de Dom Phillips

Univaja critica PF sobre não haver mandantes no assassinato de Bruno e Dom

PF diz que não existe mandante da morte de Dom Phillips e Bruno Pereira

​Funai é proibida de falar mal da trajetória de Dom e Bruno, determina Justiça

Corpos do jornalista Dom e do indigenista Bruno são encontrados no Amazonas

Irmãos confessam assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, afirmam fontes da PF

Irmão de 'Pelado' é preso suspeito de desaparecimento de Dom e Bruno no Amazonas

Preso por suposto envolvimento no sumiço de Dom e Bruno é levado para área de buscas

Indigenista denunciou pescadores do Vale do Javari em áudio: 'Estão atirando na equipe'

STF anuncia grupo com Sebastião Salgado e Wagner Moura para acompanhar buscas por Dom e Bruno

Embaixada do Brasil admite erro sobre corpos de Dom e Bruno terem sido encontrados 

Polícia mira novos suspeitos do desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips

Buscas por Dom e Bruno continuam nesta terça no Amazonas

PF divulga nesta semana análise de material encontrado em buscas por Dom e Bruno

Fotos dos objetos de Bruno e Dom Phillips após desaparecimento são divulgadas

PF investiga se sumiço de Bruno e Dom tem ligação com 'máfia dos peixes' do narcotráfico

Esposa de indigenista cobra explicações após embaixador confirmar corpos de Bruno e Dom

Indígenas protestam em Atalaia do Norte após desaparecimento de Bruno e Dom

Bolsonaro diz que vísceras foram achadas em rio e vê indícios de 'maldade' a Dom e Bruno

Dom e Bruno Pereira: Corpos foram achados amarrados em árvore, diz The Guardian

PF encontra material orgânico 'aparentemente humano' em rio durante buscas por Dom Phillips e Bruno

Procuradores municipais são advogados de suspeito no desaparecimento de indigenista e jornalista 

Testemunha diz que viu homem se armar e ir atrás de indigenista e jornalista no Amazonas

Justiça Federal determina reforços em buscas pelo indigenista e jornalista desaparecidos em Atalaia do Norte

Ministro da Defesa nega atraso nas buscas por indigenista e jornalista desaparecidos em Atalaia do Norte

Especialistas em ambiente de selva atuam em buscas a indigenista e jornalista desaparecidos

Polícia não encontra vestígios de sequestro de jornalista e indigenista e buscas continuam 

PF diz ter esperança de encontrar indigenista e jornalista vivos, mas não descarta homicídio

Jornalista do The Guardian e indigenista desaparecem em viagem ao Amazonas

Indigenista da Funai e jornalista sofreram ameaças dias antes do desaparecimento no Amazonas

O que se sabe sobre o desaparecimento de indigenista e jornalista do The Guardian no Amazonas

PF é acionada para investigar desaparecimento de jornalista e indigenista em Atalaia do Norte

Saiba quem são Bruno Pereira e Dom Philips, desaparecidos em Atalaia do Norte

Reforço policial é enviado para buscas de jornalista e indigenista desaparecidos em Atalaia do Norte

MPF acompanha caso de desaparecimento de indigenista e jornalista em Atalaia do Norte

Marinha participará das buscas por jornalista do The Guardian e indigenista em Atalaia do Norte

Esposa de jornalista desaparecido em Atalaia do Norte apela por ajuda

PF prende dois suspeitos de desaparecimento de jornalista e indigenista em Atalaia do Norte

Buscas por indigenista e jornalista britânico desaparecidos são retomadas no Amazonas

Força-tarefa da SSP embarca para Atalaia do Norte em busca dos desaparecidos

Indigenista da Funai mandou áudio antes de desaparecer: ‘chego dia 6’

Família do indigenista Bruno Pereira relata sentimento de angústia e faz apelo

Univaja diz que 60 pessoas fazem buscas em trajeto onde jornalista e indigenista deveriam passar

Exército faz buscas por jornalista e indigenista desaparecidos em Atalaia do Norte; vídeo

Polícia ouve 1º suspeito de desaparecimento de jornalista e indigenista em Atalaia do Norte

Extremamente arriscada', afirma ex-presidente da Funai sobre viagem de indigenista e jornalista à Atalaia do Norte

Buscas por indigenista e jornalista desaparecidos são intensificadas em Atalaia do Norte

'Vamos achar para acertar as contas', diz bilhete com ameaça a indigenista

Indigenista desaparecido treinava índios para monitorar região com drones

Justiça determina que União reforce buscas por indigenista e jornalista no Amazonas

Suspeito estava com munições e foi visto atrás de barco de indigenista e jornalista desaparecidos

'Esse inglês era mal visto, fazia muita matéria contra garimpeiro', diz Bolsonaro sobre Dom

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?