"Benício não teve chance", diz delegado ao detalhar sequência de erros médicos
Manaus/AM - O delegado Marcelo Martins, responsável pelo inquérito que apura a morte do menino Benício Xavier, de 6 anos, afirmou que a investigação identificou uma sequência de falhas médicas durante o atendimento, envolvendo omissões que, segundo ele, comprometeram qualquer chance real de sobrevivência da criança. As declarações foram dadas após a análise de depoimentos e pareceres técnicos reunidos no procedimento policial.
De acordo com Marcelo Martins, um dos principais pontos está na conduta do médico que atuava na UTI no momento inicial da intercorrência. “Há apontamentos no sentido de que o médico deveria ter entubado o Benício de imediato, e isso não foi feito”, afirmou o delegado. Segundo ele, a intubação precoce era um procedimento essencial diante da gravidade do quadro clínico apresentado pela criança.
O delegado também destacou que não houve solicitação de apoio de especialistas, o que teria sido decisivo para o desfecho do caso. “Ele deveria ter solicitado o parecer de especialistas, no caso o pediatra infantil e o anestesista, e isso não foi feito”, disse. Para a polícia, a ausência dessas avaliações técnicas impediu a adoção de medidas que poderiam ter estabilizado o paciente naquele momento crítico.
Outro ponto citado por Marcelo Martins foi a falta de administração de uma medicação capaz de reduzir os efeitos da adrenalina. “Surgiu a informação de que havia uma medicação que poderia ter sido administrada no início para diminuir os efeitos da adrenalina, como o metoprolol, segundo especialistas”, afirmou. Ele explicou que o medicamento teria efeito seletivo no coração, ajudando a reduzir a frequência cardíaca e a estabilizar o quadro. “A adrenalina continuaria no corpo, mas os efeitos cardíacos poderiam ser controlados”, completou.
A investigação também aponta falhas na etapa seguinte do atendimento, incluindo a liberação de alimentação e problemas durante o procedimento de intubação. “Foi liberada a alimentação, o que não poderia ter ocorrido, e a intubação foi feita sem observar que o paciente havia se alimentado”, disse o delegado. Segundo ele, ainda faltou um médico de retaguarda para intervir caso o procedimento não tivesse sucesso, além do uso inadequado de medicações para sedação.
Para Marcelo Martins, os erros ocorreram de forma sucessiva e caracterizam uma situação extrema de negligência. “Foram muitos erros em sequência. Todas as chances de fazer o certo não foram aproveitadas”, afirmou. O delegado disse que esse conjunto de falhas sustenta a tese de dolo eventual e terá impacto direto no inquérito, que segue analisando a atuação de outros profissionais e eventuais falhas estruturais do hospital.
LEIA MAIS
Caso Benício será destaque no Fantástico neste domingo
Caso Benício: técnica foi alertada para não aplicar adrenalina na veia, revelam depoimentos
"Meu coração está queimando", diz criança antes de morrer em Manaus; pais denunciam hospital
Caso Benício: pais questionaram aplicação de adrenalina na veia antes da morte do filho em hospital
Caso Benício: Santa Júlia nega envolvimento de coordenador pediátrico na morte do menino
'Meu filho expelia sangue pelo nariz e boca', diz pai após morte de Benício
"Por que aquele outro médico foi preso e ela não?" questiona mãe de Benício durante manifestação
Familiares do menino Benício marcam manifestação em frente ao CRM em Manaus
Médica e técnica de enfermagem depõem sobre morte de menino Benício em Manaus
Defesa de médica investigada pela morte de Benício alega "falhas sistêmicas"; vídeo
Técnica de enfermagem envolvida no caso Benício tem só 7 meses de formada
Tese de antídoto usada por defesa da médica de Benício é questionada: "Não existe"
"Não queria nem se levantar para ir ver a criança", diz testemunha do caso Benício
Delegado confirma que menino Benício morreu por overdose de adrenalina
Conselho de Medicina investiga morte do menino Benício em hospital de Manaus
Caso Benício: confirmada veracidade de conversa em que médica admite erro ao prescrever adrenalina
'O coração do meu filho queimou naquele dia, hoje o nosso sangra', diz pai de Benício
Prescrição de adrenalina para Benício não teve supervisão farmacêutica, revela CRF
Inquérito mira médica, técnica de enfermagem e sistema eletrônico do hospital no Caso Benício
Médica é suspeita de tentar adulterar prontuário após morte de Benício
Últimos momentos de vida: veja passo a passo do atendimento que levou Benício à morte
Vídeos mostram Benício entrando com vida no hospital e momento da morte da criança
'Ele estaria tão feliz': mãe de Benício lembra data de formatura do ABC
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas