STF encerra 2º dia de julgamento de Bolsonaro e mais réus por tentativa de golpe
O segundo dia do julgamento dos oito réus do núcleo 1 da trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, chegou ao fim, sendo suspenso quarta-feira (3) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento será retomado somente na próxima terça-feira (9), quando os ministros começarão a apresentar seus votos. Ao todo, oito sessões estão previstas para o processo.
Durante a manhã, as defesas de quatro acusados se manifestaram. Os advogados de Bolsonaro alegaram falta de provas contra o ex-presidente, enquanto a defesa de Augusto Heleno tentou afastá-lo das articulações golpistas. Já o advogado de Braga Netto criticou a delação de Mauro Cid, apontando contradições em seu depoimento.
No primeiro dia de julgamento, na terça-feira (2), o relator Alexandre de Moraes apresentou o relatório do caso, seguido pelo parecer do procurador-geral da República, que pediu a condenação dos réus. As defesas de Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Anderson Torres também se pronunciaram.
Os acusados respondem por crimes como organização criminosa armada, golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A decisão final dependerá de maioria simples entre os cinco ministros da turma, mas eventuais prisões só poderão ocorrer após o julgamento dos recursos.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil