Compartilhe este texto

Governo define protocolo de ação após três mortes e 10 casos de intoxicação por metanol

Por Portal Do Holanda

29/09/2025 23h52 — em
Brasil


Vítimas que ingeriram bebidas como gim ou vodca apresentaram sintomas de intoxicação /Foto: Pixabay/Ilustrativa

O Governo Federal confirmou, em reunião extraordinária do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido (SAR) nesta segunda-feira (29), o décimo caso de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas no estado de São Paulo. 

A situação, que vem sendo monitorada desde 1º de setembro, resultou, até o final da tarde de hoje, em três óbitos oficialmente atestados pelo Laboratório de Toxicologia Analítica do CIATox-Campinas. O novo padrão de ocorrências levou o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a coordenar um esforço interministerial para definir medidas imediatas.

A urgência se deve ao fato de os novos casos apresentarem um padrão inédito e distinto do que era historicamente registrado no país. Anteriormente, as intoxicações por metanol estavam majoritariamente associadas a pessoas em situação de rua ou em extrema vulnerabilidade social, que ingeriam álcool de postos de gasolina, adulterado com a substância. O novo cenário, contudo, envolve pacientes com histórico de ingestão recente de bebidas alcoólicas destiladas — como gim, uísque e vodca — consumidas em bares e outros contextos sociais.

Como resposta imediata, diversas áreas do governo estão mobilizadas. No âmbito do MJSP, o SAR continuará responsável pelo monitoramento e atualização de dados. Além disso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) emitirá um alerta aos Procons de todo o país. Este alerta incluirá orientações a fornecedores e consumidores com foco na segurança da comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas em geral.

O Ministério da Saúde (MS), por sua vez, monitora de perto a situação em colaboração com o estado de São Paulo, responsável pelo atendimento direto dos pacientes. O MS reforça a necessidade de todas as unidades de saúde, especialmente a rede de urgência e emergência, seguirem o protocolo de notificação para todos os casos suspeitos de intoxicação exógena. O objetivo é garantir a identificação rápida e o tratamento adequado, visto que a intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) está levantando informações necessárias para a adoção de medidas e a avaliação de eventuais ações de fiscalização no setor de produção e distribuição de bebidas. A reunião contou com a participação de mais de dez instituições, incluindo a Polícia Federal, a Anvisa, a Receita Federal e órgãos de polícia científica e medicina legal de São Paulo.

A intoxicação por metanol, quando metabolizada, gera produtos tóxicos que podem levar à morte. Os principais sintomas incluem perda de visão ou visão turva (podendo evoluir para a cegueira) e mal-estar generalizado, como náuseas, vômitos e dores abdominais, sendo crucial a busca por atendimento médico em caso de suspeita.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil