Compartilhe este texto

Ex-assessora de Arthur Lira é alvo da PF em operação sobre desvios de emendas

Por Portal Do Holanda

12/12/2025 11h20 — em
Brasil


Arthur Lira e ex-assessora do deputado, Mariângela Fialek - Foto: Reprodução/Agência Brasil/Linkedin

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Transparência, que investiga supostas irregularidades na destinação de verbas públicas provenientes de emendas parlamentares. A ação foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), e cumpre dois mandados de busca e apreensão em Brasília.

Segundo apuração da reportagem, o principal alvo da operação é Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, ex-assessora do deputado Arthur Lira (PP-AL) durante sua gestão na Presidência da Câmara. Embora tenha integrado a equipe do parlamentar, Lira não é investigado. Atualmente, Mariângela atua na liderança do PP, em um setor que organiza indicações de emendas.

Policiais federais realizaram buscas em salas utilizadas pela funcionária na Câmara e também em sua residência. Um celular foi apreendido durante o cumprimento dos mandados. Um dos espaços vistoriados é uma sala oficialmente destinada à Presidência da Câmara, mas que vinha sendo usada por Mariângela desde 2022 para tratar de demandas relacionadas às emendas parlamentares.

A liderança do PP informou estar apurando a situação e deve emitir uma nota ainda nesta sexta-feira. A assessoria de Arthur Lira afirmou que Mariângela não integra mais sua equipe. Procurada, ela não respondeu até a última atualização desta reportagem. Servidora experiente na Casa, Mariângela ocupa um cargo de natureza especial, com remuneração bruta de R$ 23,7 mil.

Entre os pontos investigados pela PF estão possíveis liberações irregulares de milhões de reais em emendas de comissão. Os crimes apurados incluem peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção. As investigações seguem em andamento.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil