Foto chocante de irmãos com e sem varíola mostra importância da vacinação

Por Portal do Holanda

06/09/2021 16h04 — em Curiosidades

Foto: Reprodução

Após centenas de milhares de pessoas no mundo recusarem-se a tomar a vacina contra a Covid-19, alguns sites da área médica estão republicando uma foto histórica e polêmica de dois irmãos, um infectado pela a varíola e o outro vacinado.

A foto foi feita em 1901 voltou a circular e está sendo muito comentada nas redes sociais. Ela fez parte de um experimento da época que visava retratar, de forma clara, a eficiência das vacinas no combate às doenças.

A foto de 1901 a mostra a diferença dramática em dois meninos que foram expostos à mesma fonte de varíola, ou seja, à mesma cepa (linhagem) do vírus. Só que um foi vacinado e o outro não. O registro foi obtido no Hospital de Leicester em 1901 pelo médico Allan Warner para destacar que em 5.000 anos de história humana registrada, apenas  uma doença foi erradicada: a varíola.

No mundo todo, o número de mortes por Covid-19 ultrapassam a casa dos 4,5 milhões atualmente, com mais de 216 milhões de casos.

Vacas que salvam

Em 1796, Jenner observou que as mulheres que ordenhavam vacas não contraíam varíola e descobriu que a sua imunidade se devia à infecção não perigosa com “cowpox” ou “varíola das vacas” o vírus próprio de animais, mais brando que o dos seres humanos.

A doença tinha letalidade de 30% das pessoas infectadas, após o enfermo enfrentar dolorosas e incômodas bolhas que cobriram o corpo antes de se abrir e liberar um líquido amarelado.

Na ocasião da foto, o médico Edward Jenner esperava que a descoberta da vacinação erradicasse a varíola. Então ele propôs a prática de usar inoculação, descobrindo a vacina contra a varíola. A foto antiga é um recado ainda atual para os propagadores de “fake News” disseminadas com o objetivo de incentivar as pessoas a não se vacinarem ou ao rejeitar as vacinas de seus filhos. Seu objetivo foi alcançado em 1980, quando a doença foi oficialmente declarada extinta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apoiada em orientações da OMS, a campanha de erradicação da varíola no Brasil adotou conceitos e técnicas de trabalho em saúde pública usados até hoje para conter surtos ou epidemias de novas doenças.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades