Dia Nacional da Cachaça: Bebida brasileira já foi símbolo de resistência

Por Portal do Holanda

13/09/2021 13h42 — em Curiosidades

Foto: Ilustrativa Pixabay / a popular caipirinha leva cachaça em seu preparo

Quem nunca provou uma cachaça? Esse produto totalmente brasileiro que ganhou o mundo pela sua forte característica e personalidade marcante, também tem sua data de comemoração. E porque não cantar os parabéns para esse ícone que nos representa tão bem por todo o mundo? assim como o samba, o futebol e outras regionalizações que só os brasileiros tem, ela também é motivo de orgulho pelo seu sucesso. Afinal de contas nós temos várias formas de trabalhar a gastronomia neste país, mas a cachaça passeia em todas elas com todo o glamour.

Todo o dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando o destilado era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa. A legalização da bebida, no entanto, só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa portuguesa, conhecida como "Revolta da Cachaça", ocorrida no Rio de Janeiro.

A data foi aprovada em outubro de 2010 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades