Conheça filmes para relembrar e entender o 11 de Setembro

Por Portal do Holanda

11/09/2021 9h48 — em Curiosidades

Foto: Reprodução

Há 20 anos, quatro aviões foram sequestrados nos Estados Unidos e dois deles atingiram o World Trade Center, um caiu sobre o Pentágono e o quarto avião na Pensilvânia. O cinema passou a tentar explicar o que aconteceu e como a tragédia marcou a vida dos americanos. Algumas obras apresentam imagens reais do momento dos ataques de dentro de uma dos prédios e filmes que abordam a presença das Torres Gêmeas no imaginários coletivo.

Quanto vale?

Com Michael Keaton, o filme acompanha o advogado Ken Feinberg, líder do Fundo de Compensação às Vítimas do atentado, que deve dizer o valor das vidas perdidas. O drama da Netflix aborda a difícil missão de convencer mais de 7 mil familiares sobre a indenização.

NYC Epicenters 9/11 - 2021 1/2

Dirigida por Spike Lee, a série documental da HBO parte de relatos de pessoas e conta os grandes desafios enfrentados por nova-iorquinos. O atentado ao World Trade Center é abordado nos dois últimos episódios.

Come From Away

O musical da Brodway se tornou um filme pela Apple TV+ e mostra a cidade canadense de Gander que começou a receber vôos que estavam previstos para descer nos EUA em 11/09/01. Cidadãos e passageiros se unem para ter esperança de dias melhores e entender o atentado.

O Dia da Boa Notícia

Curta metragem da TV Cultura aborda a curiosa história da redação do portal IG que instituiu o ˜dia da boa notícia˜, no qual apenas relatos positivos seriam reportados pelo site. Ela só não contava que a data escolhida para a campanha fosse a mesma que os ataques às Torres Gêmeas.

11/09 - A Vida Sob Ataque

O documentário da BBC constrói a narrativa por meio de vídeos e áudios e mostra gravações inéditas e relatos de pessoas que estavam em Nova York, perto das Torres Gêmeas, quando o ataque terrorista aconteceu.

Ponto de Virada: 11/09 e a Guerra contra o Terror

A série documental da Netflix conta com 5 episódios e aborda desde a criação da Al-Qaeda, nos anos 1980, e também a resposta interna e externa dos Estados Unidos aos atentados.

A Hora Mais escura

Filme de 2012, dirigido por Kathryn Bigelow e estrelado por Jessica Chastain, mostra a busca por Osama Bin Laden desde os atentados, até ele ser capturado.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades