Dia do Sorvete: Curiosidades sobre uma das receitas mais famosas do mundo

Por Portal do Holanda

23/09/2021 16h31 — em Curiosidades

Foto: ilustrativa pexels

Nesta quinta-feira (23) é comemorado o Dia do Sorvete, delícia que coleciona apreciadores em todo o mundo e que oferece uma infinidade de possibilidades, dos tipos mais tradicionais até os mais elaborados. Para celebrar a data, o chef Lucas Pyetro, selecionou algumas curiosidades sobre o sorvete.

O chef explica que a data foi criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), com o intuito de promover o produto, aproveitando o início da primavera e dos dias mais quentes do ano.

Ele conta que como em várias receitas famosas não se sabe a origem exata do sorvete, mas estudos mostram que o produto pode ter sido criado na China há quatro mil anos, a partir da mistura de leite e arroz congelado. No século XIII, o explorador Marco Polo levou a descoberta para a Itália, onde o produto ganhou fama. No Brasil, a primeira sorveteria foi criada em 1835, quando um navio americano com 200 toneladas de gelo em blocos aportou no Rio de Janeiro. Dois comerciantes compraram o carregamento e começaram a vender sorvete de frutas. “Nessa época, obviamente, não existiam freezers e esse gelo foi conservado com serragem em depósitos subterrâneos”.

De acordo com Lucas Pyetro, a receita de sorvete, que antes era apenas gelo e leite, evoluiu e ganhou novos preparos e diferentes sabores, atendendo a paladares diversos. Ele diz que há disponível no mercado o sorvete, o gelato e o sorbet. A diferença entre os três está na forma de preparo.

O sorbet é feito com altos teores de fruta, para aproveitar ao máximo o açúcar e as fibras deste ingrediente, o que resulta em um sorvete cremoso, de textura incrível. O gelato é feito de maneira artesanal, tendo como ingredientes principais a água, açúcar, leite e a fruta escolhida. Já o sorvete tradicional utiliza os mesmos ingredientes do gelato, com adição de gordura e aditivos alimentares.  “Independente do tipo, o sabor especial do sorvete é inegável”, frisou.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades