Entenda porque chocolate branco não é chocolate

Por Portal do Holanda

13/09/2021 10h03 — em Curiosidades

Foto: Unsplash

Os apreciadores do chocolate branco devem ter atenção para evitar excessos, isso porque ao contrário do convencional chocolate preto, que possui sementes de cacau e substâncias antioxidantes em sua formulação, a versão branca do chocolate é preparada a partir da manteiga de cacau, leite e açúcar e tem grande teor de gordura saturada – aquela que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), está relacionada a problemas cardiovasculares. Essa composição faz com que muitos nutricionistas não considerem chocolate branco como um tipo de chocolate, mas um doce a base de gordura que pode trazer prejuízos à saúde em vez de massa de cacau e feito apenas da manteiga, ou seja, da gordura.

Para ser considerado chocolate, com os benefícios nutricionais e sabor inconfundível o doce precisa ter massa de cacau. Quanto mais massa, mais amargo e natural é o chocolate. Quanto mais manteiga de cacau, mais doce e cremoso. Sem a massa de cacau, o chocolate branco não pode ser considerado chocolate.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades