Lula critica defesa de dono do Banco Master e diz que falta "vergonha na cara"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta sexta-feira (23), pessoas que defendem o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, alvo de investigações por fraudes financeiras. Sem citar o nome do banqueiro, Lula afirmou que há quem faça essa defesa “por falta de vergonha na cara”. A declaração foi dada durante evento em Maceió, em Alagoas.
A fala ocorreu durante a entrega de cerca de 1,3 mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Ao discursar, o presidente comparou a situação enfrentada pela população mais pobre do país com o que chamou de “desfalque” envolvendo o Banco Master. “Não é possível que a gente continue vendo o pobre ser sacrificado”, disse.
Lula afirmou que o rombo atribuído ao banco teria impacto direto sobre o sistema financeiro. “Um cidadão deu um golpe de quase R$ 40 bilhões neste país. E quem vai pagar? São os bancos. É o Banco do Brasil, é a Caixa Econômica Federal, é o Itaú”, declarou o presidente durante o evento.
O presidente também criticou quem sai em defesa do empresário. “Tem gente que defende porque também está cheio de gente que falta um pouco de vergonha na cara nesse país”, afirmou. A declaração foi recebida com aplausos do público presente.
As críticas de Lula estão relacionadas ao funcionamento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), responsável por ressarcir investidores em casos de quebra de instituições financeiras. O fundo não utiliza recursos do governo, mas é capitalizado pelos próprios bancos, incluindo instituições públicas. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a Caixa Econômica Federal responde por cerca de um terço da capitalização do FGC.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil