Justiça determina suspensão de perfis de Hytalo Santos e afastamento de adolescentes
Nesta terça-feira (12) a Justiça da Paraíba acatou pedido do Ministério Público e determinou a suspensão de todos os perfis do influenciador Hytalo Santos nas redes sociais, com interrupção da monetização de seus vídeos no YouTube. A informação foi dada pelo Ministério Público ao jornal O Globo.
A decisão liminar também impõe o afastamento imediato dos adolescentes que vivem com ele e proíbe qualquer contato com menores de idade. A defesa ainda pode recorrer. As contas de Kamylinha Santos, de 17 anos e presente nos vídeos, foram desativadas; no caso dela, por fazer publicidade de casas de aposta sendo menor de idade.
Segundo a promotora Ana Maria França, o procedimento foi instaurado após reclamações de moradores sobre condutas irregulares envolvendo crianças e adolescentes em gravações feitas por Hytalo, muitas delas com bebidas alcoólicas e conotação sexual. O caso ganhou repercussão nacional após o youtuber Felca divulgar vídeo que já soma quase 30 milhões de visualizações, mostrando conteúdos de sexualização e “adultização” de menores.
Após investigações, o MPPB ingressou com a ação civil pública. O influenciador de 28 anos, que nega as acusações, foi ouvido pelo MP em maio deste ano. As investigações indicam que ele teria oferecido benefícios como iPhones, aluguel de imóveis e pagamento de mensalidades escolares para famílias em troca da emancipação de adolescentes que participavam de seus vídeos. Cerca de 17 jovens, todos emancipados, faziam parte das produções.
O MP também apura a conduta dos pais, que podem responder por omissão. Outro inquérito, conduzido em João Pessoa, deve ser concluído na próxima semana.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil, Famosos & TV