Compartilhe este texto

Vídeo mostra prisão de piloto da Latam em Congonhas por suspeita de exploração sexual

Por Portal Do Holanda

09/02/2026 11h59 — em
Brasil



 

 

Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o exato momento em que o piloto Sérgio Antonio Lopes, de 60 anos, foi detido pela Polícia Civil dentro de uma aeronave da Latam, no Aeroporto de Congonhas. As imagens mostram os agentes do DHPP entrando no avião e surpreendendo o tripulante diante de passageiros e colegas de trabalho, na manhã desta segunda-feira (9). Questionado pelos policiais se tinha conhecimento do motivo da abordagem, o piloto, investigado por chefiar uma rede de exploração sexual infantil, afirmou desconhecer as causas da prisão.

O registro visual é peça central da "Operação Apertem os Cintos", que desarticulou um esquema de abusos que durava ao menos oito anos. Segundo as investigações, o vídeo da prisão em flagrante é o desfecho de um monitoramento iniciado em 2025, que revelou que Sérgio utilizava documentos falsos para levar menores a motéis e comercializava materiais de pornografia infantojuvenil. A polícia aponta que o suspeito exercia um papel de liderança, coordenando uma rede que contava inclusive com a conivência de familiares das vítimas.

Além das imagens na aeronave, a operação também documentou a prisão de uma mulher de 55 anos, suspeita de negociar as próprias netas com o piloto. De acordo com o inquérito, crianças de 10 a 14 anos eram "vendidas" para o criminoso, e a mãe de uma das vítimas chegava a filmar os abusos para enviar ao investigado. O material probatório reunido, que inclui vídeos e mensagens, indica que ao menos dez crianças foram vitimadas pela organização criminosa em São Paulo e Guararema.

Em resposta às imagens que circulam, a Latam Airlines informou que o voo seguiu viagem normalmente após a retirada do tripulante e que uma investigação interna foi instaurada. A companhia declarou repúdio veemente a qualquer conduta criminosa e colaboração total com a Polícia Civil. Enquanto o piloto permanece sob custódia, as autoridades continuam analisando os dispositivos apreendidos para identificar outros possíveis envolvidos e resguardar a integridade das vítimas identificadas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil