Anvisa solicita ao governo importação urgente de antídoto contra metanol
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu ao governo federal a importação emergencial do medicamento fomepizol, usado como antídoto em casos de intoxicação por metanol. O remédio não é comercializado no Brasil e é considerado o tratamento mais eficaz contra esse tipo de envenenamento.
A solicitação ocorre após o aumento de casos suspeitos de intoxicação por bebidas adulteradas em estados como São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. Uma morte já foi confirmada, e outras sete estão sob investigação.
Para viabilizar a chegada do antídoto, a Anvisa acionou agências reguladoras de países que produzem o fomepizol, incluindo Estados Unidos, União Europeia, Canadá, Reino Unido, Japão, China, Argentina, México, Suíça e Austrália. Também foi publicado um edital de chamamento internacional para localizar fabricantes com estoque disponível.
O Ministério da Saúde anunciou ainda a compra de 150 mil ampolas de etanol grau farmacêutico, utilizado como alternativa terapêutica quando o fomepizol não está disponível.
A população é orientada a evitar o consumo de bebidas de origem desconhecida e, em caso de suspeita de intoxicação, deve acionar o Disque-Intoxicação pelo número 0800-722-6001.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil