Você vai se surpreender ao descobrir que mal causa ao coçar os olhos
Coçar os olhos agrava deformidade da córnea. Problema que atinge uma em cada 20 mil pessoas no Brasil, o ceratocone é uma deformidade progressiva da córnea, responsável por perda de nitidez da visão, levando à miopia e/ou ao astigmatismo. De origem genética, se manifesta principalmente durante a passagem da infância para a adolescência, sendo estimulada especialmente pelo hábito de coçar os olhos copiosamente, evoluindo de forma progressiva até entre os 30 e 45 anos de idade.
De acordo com o especialista, o problema pode ser identificado por meio de exames de rotina. “Quanto antes for diagnosticado, melhor. Pois com o tratamento certo é possível estabilizar o problema”, afirma Assis, que aponta o crosslinking como a técnica mais eficaz no combate à deformidade da córnea.
Assis explica que a técnica consiste no enrijecimento das fibras do colágeno corneano, utilizando-se da combinação de luz UV com gotas de riboflavina (vitamina B2), que como efeito garante proteção às camadas interiores da membrana e evita, assim, a progressão do ceratocone.
Porém, um procedimento anterior garante ainda mais eficiência ao tratamento. Imagens detalhadas da superfície da córnea, captadas por um instrumento de alta definição, chamado de topolyzer, permitem mais precisão na aplicação do método dispensado para a correção do problema. Informações do site Hospital de olhos.
Veja também
ASSUNTOS: miopia, olhos, Saúde e Bem-estar