Saiba como a 'geração Z' usa o treino para reduzir a ansiedade
A Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) está redefinindo o conceito de bem-estar. Cada vez mais, esses jovens buscam as academias não apenas por motivações estéticas, mas como um investimento em saúde mental, disposição e performance.
Um exemplo notório dessa tendência é a amazonense Ana Clara Mendes, de 19 anos, aluna da Fórmula Academia (Shopping Ponta Negra), que recentemente conquistou o título na categoria fit model em um campeonato de fisiculturismo em Manaus. Ana Clara, que intensificou os treinos para a nova modalidade que valoriza um físico mais natural, feminino e saudável, afirma que a motivação vai além da aparência:
“O que mais me motivou foi a vontade de evoluir, transformar meu físico e mostrar que meninas jovens também podem alcançar grandes conquistas quando têm disciplina. A competição foi um objetivo que me deu ainda mais foco,” conta a jovem atleta.
Segundo a personal trainer Ana Morais, a unidade registrou um aumento significativo de alunos jovens em 2025. Embora a estética continue sendo um fator, a Geração Z busca, principalmente, qualidade de vida, mais confiança e desempenho eficiente.
A personal ressalta que o foco em hábitos saudáveis tem um impacto profundo que transcende o corpo: a prática regular de atividade física melhora o humor, reduz a ansiedade, aumenta o foco e auxilia no desempenho profissional e escolar. "É um investimento no presente que transforma o futuro", adiciona Ana Morais.
Diante da inspiração das redes sociais, a personal trainer alerta para a necessidade de orientação profissional para evitar lesões, garantindo que os jovens aprendam a técnica correta, respeitem os limites individuais e mantenham uma progressão consistente, aliada à alimentação e descanso adequados.
Para quem deseja iniciar uma rotina fitness em 2026, a dica é simples: "Comece com metas simples e realistas e foque no processo, não apenas no resultado estético. O treino transforma corpo, mente e estilo de vida. E quanto mais cedo você começa, mais cedo você colhe os benefícios", finaliza a especialista.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar