Dino defende penas mais pesadas para Bolsonaro e Braga Netto em julgamento
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (9) que existem diferentes níveis de responsabilidade entre os acusados da chamada trama golpista. Para ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o general Walter Braga Netto tiveram papel mais relevante na tentativa de golpe de Estado.
“Em relação a Bolsonaro e Braga Netto, a culpabilidade é alta”, disse Dino, ao iniciar a leitura de seu voto. O ministro ressaltou que as penas não devem ser iguais para todos, já que as funções exercidas dentro da organização criminosa foram distintas.
Segundo Dino, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, o ex-ministro do GSI Augusto Heleno e o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem tiveram participação de menor importância em comparação com Bolsonaro e Braga Netto. A avaliação indica que esses três podem receber penas mais brandas.
O magistrado é o segundo a votar no julgamento, que analisa a conduta de oito acusados apontados pela Procuradoria-Geral da República como integrantes do chamado “núcleo crucial” da trama golpista. Caso a posição de Dino prevaleça, Bolsonaro e Braga Netto devem receber as punições mais severas.
Veja também
ASSUNTOS: Julgamento STF 2025, Julgamento STF 2025, Brasil