Compartilhe este texto

Dino defende penas mais pesadas para Bolsonaro e Braga Netto em julgamento

Por Portal Do Holanda

09/09/2025 15h58 — em
Brasil


Foto: Luiz Silveira/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (9) que existem diferentes níveis de responsabilidade entre os acusados da chamada trama golpista. Para ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o general Walter Braga Netto tiveram papel mais relevante na tentativa de golpe de Estado.

“Em relação a Bolsonaro e Braga Netto, a culpabilidade é alta”, disse Dino, ao iniciar a leitura de seu voto. O ministro ressaltou que as penas não devem ser iguais para todos, já que as funções exercidas dentro da organização criminosa foram distintas.

Segundo Dino, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, o ex-ministro do GSI Augusto Heleno e o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem tiveram participação de menor importância em comparação com Bolsonaro e Braga Netto. A avaliação indica que esses três podem receber penas mais brandas.

O magistrado é o segundo a votar no julgamento, que analisa a conduta de oito acusados apontados pela Procuradoria-Geral da República como integrantes do chamado “núcleo crucial” da trama golpista. Caso a posição de Dino prevaleça, Bolsonaro e Braga Netto devem receber as punições mais severas. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Julgamento STF 2025, Julgamento STF 2025, Brasil

+ Brasil