Árvore 'gêmea' faz sucesso por seu formato inusitado
Localizada entre as comunidades de Grana e Casorzo, em Piemonte, Província de Asti, na Itália, essa árvore original desperta muita atenção.
Isso porque, na verdade, são duas árvores, uma cerejeira e uma amoreira, sendo que a primeira cresceu em cima da outra e sobrevive harmoniosamente por décadas.
Nunca houve estudos para saber como a cerejeira conseguiu criar raízes e sobreviver em uma posição tão inusitada, mas o certo é que as árvores permanecem atraindo curiosos.
Para os observadores, certamente um pássaro deve ter deixado cair uma semente de cereja no topo da amoreira e esta tornou-se um ‘terreno’ fértil, deixando depois crescer suas raízes através do tronco oco até atingir o solo abaixo.
Um dado interessante é que na árvore dupla de Casorzo, ambas cresceram bastante, tornando o fato incomum no caso de crescimento de parasitas vegetais. Muitas vezes, conforme registros botânicos, quando ocorrem anomalias desse tipo na natureza, a árvore de parasita é geralmente menor e não consegue crescer bastante.
Mas no caso de Casorzo, a cerejeira é tão grande quanto qualquer outra árvore normal, mostrando uma harmonia com a hospedeira amora.
LIÇÕES
As árvores ligadas em suas raízes e caules, mostram uma vista impressionante, espalhando-se por cerca de cinco metros de diâmetro.
Outro fato que chama a atenção é a vida útil da árvore dupla, pois uma acaba nutrindo a outra e vice-versa.
Mesmo não sendo a única árvore-dupla registrada no mundo, o ‘Bialbero de Casorzo’ é provavelmente a mais impressionante e famosa pela grandiosidade das espécies.
Veja também
ASSUNTOS: Curiosidades