Compartilhe este texto

Marçal é condenado a indenizar Boulos em R$ 100 mil por acusação falsa de cocaína

Por Portal Do Holanda

02/02/2026 10h46 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Youtube

A Justiça de São Paulo condenou o empresário e ex-coach Pablo Marçal (PRTB) a pagar R$ 100 mil de indenização ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) por disseminação de fake news durante a campanha à Prefeitura da capital, em 2024. A decisão é da 10ª Vara Cível e ainda cabe recurso. A defesa de Marçal não se manifestou até a última atualização.

Durante a disputa eleitoral, Marçal associou publicamente a imagem de Boulos ao uso de cocaína. Em debates, fez gestos insinuando consumo da droga, como levar a mão ao nariz e simular aspiração, além de usar termos pejorativos. Às vésperas do primeiro turno, ele também publicou nas redes sociais um suposto laudo médico que indicaria consumo da substância pelo adversário.

A Justiça Eleitoral apontou indícios de falsidade no documento e determinou a remoção do conteúdo ainda no período da campanha. Na sentença, o juiz Danilo Fadel de Castro afirmou que o debate político permite críticas duras, mas não autoriza a fabricação e disseminação intencional de desinformação para atingir a honra de adversários.

Segundo o magistrado, houve “fabricação fria e calculada de uma mentira documental” com o objetivo de enganar o eleitorado e prejudicar a reputação de Boulos. O juiz concluiu que Marçal extrapolou os limites da liberdade de expressão e praticou ato ilícito ao divulgar um documento falso com conteúdo grave.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil