Imagem mostra PF na porta da residência de Bolsonaro neste sábado
A imagem de uma viatura da Polícia Federal (PF) estacionada em frente à residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, marcou o início da manhã deste sábado (22), quando foi deflagrada a operação que culminou na prisão preventiva do ex-mandatário.
Bolsonaro, que estava em prisão domiciliar desde agosto, foi detido por volta das 6h, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). O comboio que o conduziu à Superintendência da PF na capital federal chegou ao destino por volta das 6h35.
Fontes ligadas à operação indicam que a prisão cautelar, decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, não está diretamente ligada ao cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de prisão por condenação em processo de tentativa de golpe de Estado (sentença de setembro de 2025). A medida preventiva teria sido motivada, principalmente, pelo risco de tumulto e ameaça à ordem pública após a convocação, na véspera, de uma vigília de apoiadores em frente ao condomínio onde Bolsonaro reside.
A detenção ocorreu em uma área nobre da capital, e o ex-presidente será mantido inicialmente em uma sala especial na sede da PF, reservada para autoridades. A defesa de Bolsonaro havia protocolado um pedido de prisão domiciliar humanitária ao STF na sexta-feira (21), alegando a necessidade de cuidados permanentes de saúde.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil