Compartilhe este texto

Como PCC saltou de facção com 5 mil criminosos para máfia com 40 mil membros

Por Portal Do Holanda

22/09/2025 11h14 — em
Brasil


Foto: Divulgação/ PM

A confirmação de que o PCC executou o ex-delegado-geral da Polícia Civil de SP, Ruy Ferraz Fontes, reacendeu o alerta sobre o avanço da facção criminosa. Morto a tiros em Praia Grande na última segunda (15), Ruy foi responsável por prender Marcola em 1999 e por estruturar os primeiros organogramas da atuação do grupo.

Fundado em 1993 em uma prisão de Taubaté, o PCC cresceu de 5 mil integrantes em 2006 para cerca de 40 mil atualmente, expandindo-se pelo Brasil e exterior, e já é considerado uma máfia. Hoje, a organização movimenta mais de US$ 1 bilhão anuais com o tráfico internacional de drogas, além de se infiltrar em licitações e órgãos estatais.

Promotores do Gaeco apontam falhas históricas do Estado no controle do sistema prisional e no enfrentamento do grupo. Eles destacam que o PCC só foi plenamente reconhecido após os ataques de 2006 e virou preocupação federal apenas em 2019, com ações que levaram líderes para presídios federais.

Para os investigadores, a ausência do Estado em territórios vulneráveis e a tolerância com atividades como o tráfico local explicam a consolidação do PCC, que hoje atua como polo de atração para criminosos em todo o país e no exterior.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil