STF abre ação penal contra Eduardo Bolsonaro por coação; saiba mais
O Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou nesta quinta-feira (19) a abertura de ação penal contra o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele passa a responder como réu pelos crimes de obstrução de Justiça e coação no curso do processo.
A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em novembro do ano passado. Com o fim do recesso do Judiciário, o processo foi autuado e entrou na fase de instrução criminal, quando Eduardo deverá responder às acusações, apresentar defesa e indicar testemunhas.
Segundo a acusação, Eduardo Bolsonaro teria tentado pressionar ministros do Supremo e interferir em investigações, o que caracteriza coação. Caso seja condenado, ele pode enfrentar pena de prisão e até ficar inelegível por oito anos.
Atualmente, Eduardo Bolsonaro mora nos Estados Unidos e deverá se manifestar oficialmente no processo. A ação penal marca o início de uma etapa decisiva, em que o STF vai analisar provas e ouvir testemunhas antes de julgar o caso
ASSUNTOS: Brasil