Moraes intima presidente da Unafisco para explicar críticas a operação da PF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Unafisco), Kleber Cabral, preste esclarecimentos formais à Corte. A decisão ocorre após Cabral criticar publicamente a operação da Polícia Federal que investiga acessos ilegais a dados fiscais de ministros do STF e seus familiares.
A notificação, expedida sob sigilo, foi motivada por entrevistas concedidas pelo representante dos auditores logo após a ofensiva da PF, ocorrida na última terça-feira (17). Na ocasião, servidores da Receita foram alvo de buscas e apreensões.
Embora o teor exato da intimação não tenha sido revelado devido ao segredo de justiça, os servidores investigados já cumprem uma série de restrições impostas por Moraes, incluindo:
Uso de tornozeleira eletrônica;
Afastamento imediato das funções públicas;
Cancelamento de passaportes e proibição de deixar o país.
Em posicionamento oficial, a Receita Federal afirmou que a operação da Polícia Federal foi fundamentada em informações compartilhadas pelo próprio órgão, que colabora com as investigações sobre as quebras de sigilo indevidas.
ASSUNTOS: Brasil