Compartilhe este texto

Mendonça limita acesso do diretor da PF em investigação do Banco Master

Por Portal Do Holanda

20/02/2026 10h17 — em
Brasil


Foto: Andressa Anholete/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, decidiu retomar o chamado “fluxo ordinário” das perícias e depoimentos na investigação do caso Master e revogou restrições impostas anteriormente pelo então relator, Dias Toffoli. A medida, segundo apuração do g1, também é interpretada como um movimento para limitar a influência do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, sobre o andamento das apurações.

No despacho, Mendonça determinou que apenas autoridades policiais e agentes diretamente envolvidos no inquérito tenham acesso às informações compartilhadas. “Somente as autoridades policiais e agentes diretamente envolvidos na análise e condução dos procedimentos reciprocamente compartilhados é que devem ter conhecimento das informações acessadas”, afirmou o ministro, ressaltando o dever de sigilo profissional, inclusive em relação a superiores hierárquicos.

Na prática, a decisão reforça que delegados responsáveis pela investigação não são obrigados a compartilhar dados com integrantes da cúpula administrativa da corporação que não estejam formalmente vinculados ao caso. O ministro também destacou que outras áreas da Polícia Federal devem se limitar a fornecer os meios e recursos necessários para o andamento das apurações, sem acesso ao conteúdo investigativo.

Nos bastidores, de acordo com o Blog da Julia Duailibi, do g1, a medida é vista como resposta a preocupações sobre o fluxo de informações sensíveis dentro da corporação. Pessoas com conhecimento do caso afirmam que havia a percepção de que dados da investigação estariam chegando previamente ao comando da Polícia Federal, o que teria motivado o reforço das regras de sigilo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil