Fies 2026: Candidatos pré-selecionados devem validar dados para garantir vaga
O Ministério da Educação (MEC) deu início à fase de validação de informações para os candidatos pré-selecionados na primeira edição de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com mais de 210 mil interessados disputando as 67.301 vagas ofertadas neste semestre, o cronograma exige atenção rigorosa aos prazos.
Próximos passos e prazos de comprovação
Após a etapa de complementação da inscrição no portal oficial, os estudantes têm até cinco dias úteis para comparecer à instituição de ensino superior onde foram selecionados. O objetivo é comprovar presencialmente as informações declaradas no ato da inscrição.
Fies Social: Candidatos desta modalidade estão dispensados de comprovar a renda familiar perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). No entanto, a presença física na faculdade ainda é obrigatória para a validação dos demais documentos.
Lista de Espera: Quem não foi selecionado na chamada única não precisa perder as esperanças. O sistema inclui automaticamente esses candidatos em uma lista de espera. A convocação para as vagas remanescentes ocorrerá entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
Panorama do Programa em 2026
O Fies mantém em 2026 sua política de democratização do acesso, com o Fies Social reservando 50% das vagas para estudantes de baixa renda. O programa também aplica critérios de cotas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD).
ASSUNTOS: Brasil