Compartilhe este texto

Ex-delegado executado em São Paulo estava na mira do PCC; entenda

Por Portal Do Holanda

21/09/2025 21h47 — em
Brasil


Foto: Divulgação

Reportagem do Fantástico revelou neste domingo (21), que o ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, assassinado em uma emboscada em Praia Grande, estava na mira do PCC, grupo que ele combateu durante décadas, incluindo a prisão do líder Marcola em 1999 e a transferência de 22 chefes da facção em 2019.

O ex-delegado atuava como secretário de administração desde 2023 de Praia Grande.

Um relatório secreto de 2024, chamado “Bate Bola”, indicava planos de atentados contra autoridades, com ordens transmitidas de dentro dos presídios de forma codificada. Ruy, aposentado, não tinha direito à escolta ou carro blindado e demonstrava preocupação com sua segurança.

Até agora, quatro pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no crime, enquanto três seguem foragidas. As autoridades investigam se a execução foi motivada pelo histórico de combate de Ruy ao crime organizado ou por sua atuação atual como secretário. O secretário de Segurança e o promotor afirmam que a participação do PCC no assassinato é praticamente certa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil