Receita libera consulta ao lote da malha fina; veja como acessar
A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (20/02) a consulta ao lote residual de fevereiro para contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências. Ao todo, 204.824 pessoas serão beneficiadas com um montante total de R$ 578,97 milhões. O pagamento será depositado diretamente nas contas informadas no dia 27 de fevereiro.
Quem será pago neste lote
A prioridade foi dada a quem utilizou a declaração pré-preenchida ou optou pelo recebimento via Pix (127,5 mil pessoas), seguidos por idosos acima de 60 anos (45,9 mil somados), profissionais do magistério (10,7 mil) e pessoas com deficiência ou doença grave (3,2 mil). Mais de 17 mil contribuintes sem prioridade legal também foram contemplados.
Como realizar a consulta
Para saber se você está no lote, acesse a página da Receita Federal na internet, clique em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita para celulares.
O que fazer se não receber
Caso o valor não seja depositado por erro nos dados bancários, o dinheiro ficará guardado no Banco do Brasil por um ano. Nesse caso, é necessário agendar o crédito pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (interior).
Se o seu nome não aparecer na lista deste mês, a orientação é acessar o portal e-CAC para verificar se ainda existem pendências e enviar uma declaração retificadora.
ASSUNTOS: Brasil