Compartilhe este texto

Anvisa proíbe venda de Mounjaro do Paraguai e outras marcas de tirzepatidas no Brasil

Por Portal Do Holanda

19/01/2026 8h00 — em
Brasil


Produtos não tem registro - Foto: Divulgação PF

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução proibindo a importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de medicamentos à base de tirzepatida fabricados no Paraguai. A medida atinge principalmente as chamadas “canetas de emagrecimento”, que vinham sendo trazidas ilegalmente para o Brasil e vendidas sem registro oficial.

Entre as marcas barradas estão o Mounjaro (versões não oficiais), TirzseBound, Freedom Research, Synedica Labs, T.G.5, Lipoless, Lipoless Éticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals, T.G. Indufar, Tirzec 15. Nenhum deles possui registro sanitário no Brasil, o que significa que não passaram por avaliação de segurança, eficácia e qualidade.

A tirzepatida é um medicamento indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e também utilizado em protocolos de controle de peso, mas apenas versões autorizadas pela Anvisa podem ser comercializadas em farmácias brasileiras.

Segundo a agência, o consumo de produtos irregulares pode trazer riscos graves à saúde, já que não há garantia sobre composição, dosagem ou condições de armazenamento. Nos últimos meses, operações da Receita Federal e da Polícia Rodoviária apreenderam milhares de unidades ilegais em rodovias e fronteiras.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil