Botulismo: Consumo excessivo de alimentos em conserva causa doença grave

Por Portal do Holanda

03/07/2020 10h51 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Pixabay

O botulismo é causado pelo consumo de alimentos contaminados pelo Clostridium botulinum, um bacilo anaeróbico que produz esporos resistentes e é encontrado no solo, nas fezes humanas e de animais e nos alimentos.

A doença se apresenta de três formas: botulismo alimentar, em lactente, das feridas.

O lactente se manifesta nos primeiros meses de vida, e causam desde problemas gastrintestinais a síndrome da morte súbita. O das feridas é causado por lesões traumáticas ou cirurgias infectadas pelo Clostridium botulinum e o uso de drogas injetáveis.

A mais comum é o botulismo pela ingestão de alimentos contaminados, na maioria dos casos, alimentos em conserva, especialmente o palmito e os embutidos, e até mesmo conservas feitas em casa.

Os principais sintomas são  visão dupla e embaçada, fotofobia, queda da pálpebra, tonturas, intestino preso e dificuldade para urinar. O período de encubação varia de algumas horas a oito dias, e a intoxicação compromete gradualmente o sistema nervoso, e manifesta dificuldade para engolir, falar e de locomoção. O sintoma mais grave é a paralisia dos músculos respiratórios, que pode ser fatal.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar