A cor da língua pode indicar doença cardíaca, aponta pesquisa

Por Portal do Holanda

25/06/2020 2h28 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Pixabay

Bactérias presentes na língua podem ajudar no diagnóstico de doenças que afetam o coração, de acordo com o site UOL baseado em uma pesquisa publicada pela organização European Society of Cardiology. Para descobrir se a pessoa tem insuficiência cardíaca, é necessário analisar a cor da língua.

Línguas normais apresentam um tom vermelho pálido com um revestimento branco igualmente pálido. Em pacientes em que o coração não consegue bombear sangue, a cor na língua fica mais em um tom de vermelho mais intenso com um revestimento amarelo e a sua aparência muda à medida que a doença progride.

Cerca de 70 pessoas foram examinadas, do total, apenas 28 eram saudáveis. 42 pessoas sofriam da condição coronária. Ainda de acordo com o site, os pacientes que apresentaram problemas no coração tinham os mesmos microrganismos no revestimento da língua.

Os estudiosos alertam para a necessidade de mais pesquisas para avançar no diagnóstico mais rápido e seguro.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar