Início Amazonas TJAM lança cartilha sobre direitos do consumidor em liquidação de bancos
Amazonas

TJAM lança cartilha sobre direitos do consumidor em liquidação de bancos

TJAM lança cartilha sobre direitos do consumidor em liquidação de bancos
TJAM lança cartilha sobre direitos do consumidor em liquidação de bancos

Manaus/AM – Em meio ao aumento de liquidações de instituições financeiras pelo Banco Central, o juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, titular do 3º Juizado da Fazenda Pública e membro da Terceira Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), lançou a 8ª cartilha da série de educação em direitos do consumidor.

 A cartilha está disponível no site do TJAM. Intitulada “Direitos do Consumidor em razão da liquidação de bancos pelo Banco Central”, a publicação esclarece direitos e orienta cidadãos que mantinham recursos aplicados em instituições recentemente liquidadas, como o Banco Master.

O material explica que, em casos de liquidação extrajudicial, os clientes contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que assegura até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição financeira, respeitado o limite global de R$ 1 milhão a cada quatro anos. Produtos como conta corrente, poupança, CDB, RDB, LC, LI, LCI e LCA estão cobertos.

A cartilha também alerta que dívidas não são extintas com a liquidação: o consumidor deve continuar pagando e aguardar informações oficiais sobre a instituição responsável pela cobrança.

Entre as recomendações práticas estão reunir extratos e comprovantes de investimentos, acompanhar o edital publicado pelo liquidante nomeado pelo Banco Central e utilizar o aplicativo oficial do FGC para cadastro e assinatura digital do termo de recebimento.

Segundo o magistrado, a iniciativa busca reduzir a insegurança enfrentada por consumidores e reforçar que informação é essencial para evitar prejuízos e golpes em momentos de instabilidade financeira.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?