Compartilhe este texto

Barreira irregular que impedia circulação de ônibus é derrubada no Tarumã-Açu

Por Portal Do Holanda

07/02/2026 6h36 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira (06), a demolição administrativa de um limitador de altura instalado de forma irregular em um ramal no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste da capital. A ação foi coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), após solicitação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), uma vez que a estrutura não possuía autorização nem licenciamento dos órgãos competentes.

O equipamento irregular impedia a circulação de ônibus do transporte coletivo que atendem a região, prejudicando diretamente cerca de mil passageiros por dia. Segundo o IMMU, o local não se enquadra nos critérios técnicos para a instalação desse tipo de estrutura, geralmente utilizada para restringir a passagem de veículos de grande porte e preservar a segurança viária ou estruturas urbanas.

De acordo com o vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, após o recebimento da demanda, o instituto acionou a fiscalização e atuou de forma integrada com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para a retirada imediata do obstáculo. Ele destacou que a instalação do limitador configurou uso indevido de área pública, comprometendo o direito de ir e vir da população usuária do transporte coletivo.

A prefeitura reforçou que práticas irregulares em áreas públicas são recorrentes e não serão toleradas. O Implurb orienta que qualquer intervenção em espaços de uso coletivo deve ser previamente solicitada e autorizada pelos órgãos responsáveis, e reforça a importância da participação da população por meio de denúncias para coibir ações que prejudiquem o interesse público.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas