Compartilhe este texto

Energia elétrica no Carnaval: dicas essenciais para ambulantes e foliões

Por Portal Do Holanda

07/02/2026 9h59 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Com a chegada do Carnaval e a intensificação dos blocos de rua, cresce a presença de ambulantes que utilizam equipamentos elétricos para a venda de alimentos, bebidas e outros produtos. Para garantir a segurança de trabalhadores e foliões, órgãos públicos e concessionárias de energia reforçam a importância de solicitar e utilizar corretamente a ligação provisória de energia elétrica.

Segundo o engenheiro eletricista Kleber Santana, do Centro Universitário Martha Falcão Wyden, a ligação provisória é essencial para o uso de freezers, chapas, liquidificadores, iluminação e caixas de som durante os eventos. “Esse tipo de ligação garante que a energia seja fornecida de forma adequada e dentro dos padrões de segurança, evitando sobrecargas, curtos-circuitos e choques elétricos, riscos comuns quando se utilizam gambiarras ou ligações clandestinas”, explica.

O especialista alerta que os ambulantes devem regularizar a instalação com antecedência junto à concessionária de energia ou aos órgãos organizadores do evento. “É fundamental informar corretamente os equipamentos e a potência necessária, para que a instalação seja dimensionada de forma segura, evitando quedas de energia ou interrupções durante o trabalho”, orienta Kleber Santana.

Além disso, o uso de equipamentos certificados, cabos em bom estado e proteção contra umidade é essencial, especialmente devido às altas temperaturas e chuvas frequentes durante o período de Carnaval. “Fios desencapados, extensões improvisadas e equipamentos sem aterramento aumentam significativamente o risco de acidentes. Pequenos cuidados fazem grande diferença para preservar vidas”, reforça o engenheiro. A ligação irregular de energia, além de perigosa, pode resultar em multas, apreensão de equipamentos e responsabilização criminal. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas