Compartilhe este texto

Quem era 'TH', chefe do CV no Amazonas morto com 38 tiros e namorado de 'Porcelana'

Por Portal Do Holanda

03/11/2025 10h43 — em
Amazonas


Foto: Reprodução e Caio Guarlotte/Portal do Holanda

Manaus/AM - Thiago Lima dos Santos, conhecido como “TH da Zona Leste”, era um dos principais chefes do Comando Vermelho (CV) no Amazonas e foi executado em uma emboscada em julho deste ano, em Manaus. O criminoso, de 33 anos, foi atingido por 38 tiros, segundo laudo da perícia da Polícia Civil. O caso voltou à tona após sua namorada, Evelyn Lorrany Nogueira de Lima, a “Porcelana”, lamentar nas redes sociais a morte do amigo do casal, o traficante Francisco Myller Moreira da Cunha, o “Gringo”, durante uma megaoperação policial no Rio de Janeiro.

De acordo com investigações da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), TH atuava como conselheiro da facção e exercia forte influência sobre o tráfico de drogas nas zonas Leste e Norte de Manaus. O criminoso era apontado como responsável por comandar pontos de venda de entorpecentes, ordenar execuções e recrutar novos integrantes para o grupo. Ele tinha várias passagens pela polícia por homicídio, tráfico, roubo, porte de arma e associação criminosa.

Em 2022, TH e Porcelana foram presos em Boa Vista (RR) com 1,7 kg de cocaína, 32 g de maconha, armas e munições. Dois anos depois, ele passou a ser investigado por ajudar a companheira a financiar a fuga de quatro detentos do maior presídio de Roraima, que contaram com apoio logístico e abrigo em áreas de mata. O plano, segundo a polícia, era levá-los ao Amazonas, mas todos acabaram recapturados.

A execução de TH aconteceu na noite de 24 de julho de 2025, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. O traficante e outro homem, não identificado, foram surpreendidos por atiradores no estacionamento de um flutuante às margens do Rio Negro. TH morreu no local, e o acompanhante foi levado ferido a uma unidade de saúde. No carro da vítima, os peritos encontraram uma arma carregada, o que indica que o criminoso foi encurralado antes de conseguir reagir.

Operação no Rio de Janeiro

Após a morte de TH, Evelyn Lorrany Nogueira de Lima, voltou a aparecer. A jovem, de 23 anos, usou as redes sociais para lamentar a morte de Francisco Myller Moreira da Cunha, o "Gringo", outro chefe do Comando Vermelho no Amazonas, morto durante uma operação no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (28). Condenada por tráfico de drogas e posse ilegal de arma, Porcelana é apontada como uma das articuladoras do grupo e teria ajudado a financiar a fuga de quatro detentos de um presídio em Roraima. Atualmente em regime semiaberto, ela estaria no Rio durante a ação que resultou na morte de Gringo e de outros líderes da facção. 

Veja também: 

Suposto recado do Comando Vermelho causa temor em manauaras após operação no Rio

Imagens inéditas mostram troca de tiros entre policiais e CV no Rio; vídeo

Traficante do CV decapitado durante ação no Rio ostentava luxo e armas nas redes sociais

​Denúncia que motivou operação no Rio usou mensagens de WhatsApp como prova

‘Loirinho’, morto em operação no Rio, foi preso por participar de homicídio em Manaus

‘Chico Rato’, morto em operação no Rio, foi condenado por matar irmãos em Manaus

Líder do CV em Manaus morto em megaoperação participou de execução brutal no Valparaíso, relembre

Saiba quem são os amazonenses mortos em operação contra o CV no RJ

Lista de amazonenses mortos em operação do RJ aumenta; confira

Wilson Lima se pronuncia sobre operação no RJ: "Dia ruim para o crime"

Lula ficou "estarrecido" com mais de 100 mortes em operação no RJ, diz Ministro da Justiça

Policiais morrem em megaoperação contra o Comando Vermelho no RJ

Defensoria aciona STF após ser barrada em acesso à perícia de mortos em operação no Rio

Secretário de Segurança exalta operação no Rio que prendeu traficantes do Amazonas

Mulher diz que sobrinho teve cabeça arrancada e pendurada em árvore em operação no Rio

Operação policial no Rio ultrapassa Carandiru e se torna a mais letal do país

Governador do Rio diz que operação com 128 mortos foi "sucesso"

Imprensa internacional descreve megaoperação no Rio como 'cena de guerra'

Vídeos mostram operação contra o Comando Vermelho no RJ


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas