Saiba quem são os amazonenses mortos em operação contra o CV no RJ
Manaus/AM- Traficantes com atuação no Amazonas foram confirmados entre os mortos na megaoperação deflagrada contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (31) pelo governador fluminense, Cláudio Castro.
A operação, iniciada na terça-feira (28), resultou na morte de 119 pessoas e na prisão de 133, configurando-se como a mais letal da história do estado.
Identidades reveladas
Seis traficantes oriundos do Amazonas tiveram a morte confirmada, mas apenas dois chefes do tráfico de Manaus foram identificados:
Douglas Conceição de Souza, o “Chico Rato”: Apontado como um dos chefes do tráfico no bairro Tancredo Neves (Manaus). Possuía condenação de 40 anos por homicídio qualificado em 2019 e integrava o Comando Vermelho (CV), após ter laços com a extinta Família do Norte (FDN).
Francisco Myller Moreira da Cunha, o "Gringo": Natural de Eirunepé, estava foragido desde abril de 2024. Tinha uma condenação de 34 anos e 10 meses por homicídio e organização criminosa, sendo acusado de participação em uma execução motivada por briga de facções em 2021.
Balanço da operação
O balanço oficial divulgado pelo Governo do Rio de Janeiro destaca a dimensão da ação:
Mortos: 119
Presos: 133
Armas Apreendidas: 118 (91 fuzis)
Menores Apreendidos: 10
ASSUNTOS: Policial