Compartilhe este texto

Usuários do SUS receberão lembrete por WhatsApp sobre retirada de medicamento de uso contínuo

Por Folha de São Paulo

30/05/2025 10h15 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pacientes que fazem uso de medicamentos fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no programa Farmácia Popular vão receber mensagens de lembrete no WhatsaApp a partir desta semana. O objetivo é avisar sobre a importância do tratamento contínuo em doenças como hipertensão e diabetes.

Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro envio será feito para um grupo de hipertensos que realizaram apenas três retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses nas farmácias populares.

O abandono do tratamento de doenças como diabetes e hipertensão causa sérios riscos à saúde, aumentando o risco de internações e de maiores complicações do quadro.

A pasta pretende fazer um envio inicial de 270 mil mensagens (de um total de 3,5 milhão de pessoas nesta situação) como forma de testar a efetividade da ação. Além do WhatsApp, também será possível receber na Caixa Postal do aplicativo GovBR.

É preciso atenção para não cair em golpes. As mensagens do Governo Federal terão um selo de "Verificado" azul da Meta, exibido ao lado do nome do perfil. Esse selo confirma que a conta foi autenticada pela plataforma.

Também fazem parte dos avisos por WhatsApp lembretes sobre vacinação e agendamento de consultas médicas com especialistas.

O programa Farmácia Popular, que busca ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais da Atenção Primária à Saúde, atendeu 24 milhões de pessoas em 2024, segundo o Ministério, maior número desde 2006.

Contudo, a iniciativa do Governo Lula ainda não alcança 759 municípios brasileiros, conforme dados da pasta. Esse total representa 14% das 5.570 cidades do país.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades