Tecnologia usada por Big Techs chega ao Brasil para otimizar empresas; saiba mais
O setor industrial brasileiro registra crescimento de 163% no uso de inteligência artificial (IA) nos últimos dois anos, mas ainda enfrenta dificuldades para acessar capacidade computacional suficiente e explorar plenamente a tecnologia. Nesse cenário, soluções de IA embarcada (Edge AI) surgem como alternativa estratégica, oferecendo processamento local que garante maior autonomia, segurança dos dados e eficiência operacional, sem depender exclusivamente da nuvem.
Uma das tecnologias que chega ao país para atender a essa demanda é a miniestação de trabalho Acer Veriton GN100, baseada na arquitetura NVIDIA GB10 Grace Blackwell. Internacionalmente, a mesma arquitetura é utilizada por grandes empresas de tecnologia, como Google, Meta e Microsoft, além de ter sido aplicada em projetos da SpaceX e do Grupo BMW, que registrou aumento de produtividade na geração de dados sintéticos. No Brasil, o equipamento será comercializado exclusivamente pelo e-commerce da Bemol.
A Bemol, varejista com sede na Amazônia Ocidental, já utiliza a tecnologia em suas operações, incluindo treinamento de redes neurais para análise de crédito, vetorização de bases de produtos e ajustes em modelos de linguagem (LLMs) para atendimento automatizado. O processamento local permite também a execução de pesquisas e projetos sensíveis, como preservação de línguas indígenas, com maior segurança e menor latência que a nuvem pública.
O equipamento será vendido a partir de R$ 44.999,00, com preços especiais para empresas na Zona Franca de Manaus e em Boa Vista (RR).
ASSUNTOS: Variedades