Compartilhe este texto

Trombamos num carro no meio da pista, disse piloto após colisão no Galeão (RJ)

Por Folha de São Paulo

12/02/2025 17h30 — em
Variedades



RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O piloto do voo 1674, que sairia do Rio de Janeiro com destino a Fortaleza e que colidiu no início da decolagem, comunicou à torre de controle que havia trombado com um carro na pista. O avião da Gol bateu no veículo da administradora do aeroporto RIOgaleão.

O acidente aconteceu por volta das 22h desta terça-feira (11) no aeroporto internacional do Rio, o Galeão. Todos os passageiros desembarcaram com segurança, segundo a administradora.

Dois funcionários estavam dentro do carro, segundo o RIOGaleão. Eles tiveram escoriações leves, receberam atendimento médico no aeroporto e foram liberados.

Áudio captado pelo canal Aviaton TV, no YouTube, que registra a movimentação de aviões no aeroporto do Rio, mostra trechos do diálogo entre o piloto, que não teve identidade revelada, e a torre de controle. Ele comunica: "Galeão, voo 1674 abortou decolagem, tem um carro no meio da pista".

A atendente da torre de controle pede a confirmação da informação, e ele complementa: "Decolagem. Trombamos num carro no meio da pista". Ela pergunta: "O carro estava dentro da pista?". "No eixo da pista, no eixo da pista. Colidiu", diz o piloto.

A torre de controle questiona mais uma vez: "Colidiu com o veículo?", e o piloto responde "afirmativo, solicita assistência".

O avião ficou parcialmente danificado e parte dele com tinta amarela, a cor do carro.

Bombeiros do aeroporto jogaram substância anti-inflamante e água para evitar um princípio de incêndio no local.

Um dos passageiros do avião, o procurador do Estado do Ceará Átilla de Oliveira, registrou o momento do acidente e relatou o susto. "Sensação de que nasci de novo", disse.

Um voo extra para Fortaleza foi disponibilizado para quem optou por seguir viagem. Os passageiros que decidiram ficar no Rio de Janeiro receberam assistência para acomodação, transporte e alimentação

"Tripulação e equipe seguiram os procedimentos e agiram rapidamente para garantir a segurança dos passageiros", diz nota da companhia aérea. "A Gol reforça que a segurança é o seu valor número 1 e está à disposição para colaborar integralmente com o Cenipa nas investigações do ocorrido."


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades