Compartilhe este texto

Selfie de macaco vira alvo de disputa sobre direitos autorais

Por Portal Do Holanda

27/09/2015 3h19 — em
Variedades



Na segunda-feira passada, ativistas de direitos dos animais buscaram permissão legal na Justiça dos Estados Unidos para que a renda obtida a partir da reprodução da foto seja usada em prol do primata.

Mas David Slater diz que levou três dias de trabalho para registrar a imagem, que percorreu o mundo.

Ele disse que o dinheiro obtido a partir da republicação da foto é seu por direito.

"Levei três dias de sangue, suor e lágrimas para registrar a selfie. Tive de ser aceito por um grupo de macacos antes que eles me permitissem chegar perto o bastante para poder deixar ali a minha câmera", disse Slater à BBC.

"O problema é que outras pessoas estão tentando roubar os direitos de propriedade da imagem e eu vou resistir a isso o quanto puder", acrescentou. A selfie do macaco da espécie 'Macaca nigra' viralizou rapidamente, sendo inclusive distribuída por plataformas de conteúdo como a enciclopédia virtual Wikipédia. O argumento é de que os direitos autorais da foto não pertencem a ninguém, pois a imagem foi registrada por um macaco, e não por um indíviduo.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades