Compartilhe este texto

Homem morre em Amparo, e SP chega a cinco mortes por febre amarela em 2025

Por Folha de São Paulo

04/02/2025 10h15 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cidade de Amparo (a 133 km de São Paulo) confirmou a primeira morte por febre amarela. A vítima é um homem de 27 anos, morador da zona rural, de acordo com o Departamento Regional de Saúde do município.

Ao todo, segundo a SES (Secretaria Estadual da Saúde), São Paulo registra cinco mortes pela doença em 2025.

Outras vítimas da febre amarela são uma mulher de 62 anos, moradora de Santo André (ABC), que morreu após uma visita a Tuiuti (SP) no final do ano passado; e uma mulher de 25 anos de Socorro (SP). Sobre os outros dois óbitos não foram passadas informações —a reportagem aguarda resposta da SES.

A pasta afirma que nenhuma das cinco vítimas estava vacinada.

O total de casos de febre amarela registrados em 2025 no estado de São Paulo chega a nove—quatro em Socorro, dois em Joanópolis, um em Tuiuti, um com local de infecção ainda em investigação, e um caso importado de Itapeva (MG).

Em relação aos primatas não humanos, foram registrados 25 casos neste ano, sendo 20 em Ribeirão Preto, um em Pinhalzinho, um em Socorro, um em Colina, um em Campinas e um em Osasco.

Os macacos não transmitem a doença. A transmissão do vírus ocorre pela picada de mosquito silvestre infectado.

No domingo (2), o Ministério da Saúde emitiu um alerta de febre amarela para São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. A nota técnica encaminhada às secretarias de Saúde recomenda a intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas de risco.

VACINAÇÃO

Com a proximidade do Carnaval e de outros feriados nacionais, é fundamental que as pessoas que planejam se deslocar para locais com registro de transmissão de febre amarela ou para áreas rurais e de mata se vacinem com dez dias de antecedência.

Para crianças menores de cinco anos, o imunizante contra a febre amarela é aplicado em duas doses: aos 9 meses e aos 4 anos. A dose zero é aplicada entre 6 e 8 meses de idade apenas em crianças que residem ou viajarão para áreas com circulação confirmada do vírus.

Para o restante da população (até 59 anos) a vacina é oferecida em dose única, com validade por toda a vida. Pessoas acima de 60 anos devem passar por uma avaliação médica antes de se vacinarem.

Quem recebeu a dose fracionada em 2018 deve procurar uma unidade de saúde para revacinação.

De acordo com a secretaria estadual, os estoques da vacina estão regulares. Em 2024, o Ministério da Saúde distribuiu 20.882.790 doses da vacina contra a febre amarela e registrou a aplicação de 6.655.319. Em 2025, foram distribuídas 3.201.800 doses, e aplicadas 170.336.

Dados preliminares de 2024, extraídos em 23 de janeiro de 2025, indicam uma cobertura vacinal de 73,78%, o que representa um avanço em relação à cobertura registrada em 2022 (60,67%).

Além da vacinação, é recomendada a adoção de medidas de proteção individual, como o uso de calças e camisas de manga longa e sapatos fechados, bem como a aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo. Os vetores do vírus da febre amarela têm hábito diurno.

Os sintomas iniciais da febre amarela são início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores nas costas e no corpo, em geral; náuseas e vômitos; cansaço e fraqueza.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades