Compartilhe este texto

França proíbe cigarros em praias, parques e áreas escolares a partir de 1º de julho

Por Folha de São Paulo

30/05/2025 9h45 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo francês anunciou, nesta quinta-feira (29), que proibirá cigarros em locais públicos abertos onde possa haver crianças como praias, parques, áreas escolares, estações rodoviárias e locais esportivos, a partir de 1º de julho.

"Onde há crianças, o tabaco deve desaparecer", disse a ministra da Saúde e Famílias, Catherine Vautrin, em uma entrevista publicada no site do jornal local Ouest-France.

A infração da regra implica multa de 135 euros (R$ 867), informou Vautrin, que estima que a liberdade de fumar "termina onde começa o direito das crianças de respirar ar puro".

Além das escolas maternais e primárias, os colégios e os liceus permanecem inclusos nas áreas em que fumar é proibido. A medida busca evitar que os estudantes fumem na frente dos estabelecimentos.

No entanto, a proibição não inclui terraços de cafés, nem cigarros eletrônicos.

O vício em tabaco causa 75 mil mortes anualmente na França, o que demonstra níveis historicamente baixos, segundo um relatório publicado este mês pelo Observatório Francês de Drogas e Tendências Viciante. O estudo constatou que pouco menos de um quarto das pessoas com idade entre 18 e 75 anos fumava diariamente, o menor índice desde que começou a manter registros no final da década de 1990.

O Reino Unido anunciou uma proibição semelhante ao tabagismo no ano passado. Algumas regiões espanholas proibiram o fumo nas praias, enquanto a Suécia proibiu o tabagismo em terraços de restaurantes ao ar livre, pontos de ônibus, plataformas de trem e pátios escolares desde 2019.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades