Compartilhe este texto

Condenados por estupro em SP terão nome e foto registrados em cadastro

Por Folha de São Paulo

30/06/2025 10h15 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou nesta segunda-feira (30) a lei que cria um cadastro para condenados pelo crime de estupro.

Cadastro vai listar nome completo, características físicas, fotos e DNA dos condenados. Farão parte da lista todos aqueles sentenciados após trânsito em julgado, ou seja, quando não há mais possibilidade para recorrer.

Nome da pessoa seguirá no cadastro mesmo que ela tenha cumprido toda a pena. O prazo para que a lei entre em vigor é de 30 dias.

Dados ficarão sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública do Estado. O órgão também vai regulamentar a criação e a divulgação do cadastro.

Parte da lei que permitia que a sociedade civil acessasse o cadastro foi vetada. O projeto de lei original do deputado Gil Diniz (PL) também previa que o endereço dos condenados fosse disponibilizado ao público. Este trecho também foi vetado no sancionamento da lei.

Outro trecho da lei que foi vetado era o que proibia os cadastrados de assumir cargos públicos. O texto foi aprovado no fim de maio na Assembleia Legislativa de São Paulo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades