Compartilhe este texto

Tromboembolia pulmonar: entenda a doença que levou o cantor Maurílio a estado gravíssimo

Por Portal do Holanda

16/12/2021 14h52 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução/Instagram

O cantor Maurílio, de 28 anos, que faz dupla com Luiza, está internado em estado grave no Hospital Jardim América, em Goiânia, desde a última quarta-feira (15), após ser diagnosticado com tromboembolia pulmonar.

O que é tromboembolia pulmonar?

O médico Danilo Klein, do Hospital Gaffrée e Guinle, da UniRio, contou ao jornal O Globo que a a tromboembolia pulmonar é um coágulo que obstrui os vasos pulmonares, fazendo com que o sangue não chegue a uma das partes do pulmão. "Ela causa como se fosse um infarto pulmonar, podendo levar a morte de uma área do pulmão", explicou.

Sintomas

É comum que o trombo se inicie nas veias das pernas, principalmente nas panturrilhas. Esse trombo na veia da panturrilha se solta da perna e migra para os vasos pulmonares, obstruindo o pulmão, causando então a tromboembolia pulmonar.

Os principais sintomas incluem falta de ar, taquicardia, insuficiência respiratória e insuficiência cardíaca. Um estilo de vida saudável é a forma mais eficiente para evitar a trombose.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar