Compartilhe este texto

Sexo oral sem camisinha: saiba quais doenças são transmitidas pela prática

Por Portal Do Holanda

18/11/2022 13h36 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução/Pexels

Afinal, sexo oral precisa de camisinha? Com uma maior preocupação em evitar uma gravidez indesejada, as pessoas nem sempre se protegem da forma segura, principalmente durante o sexo oral.

Por mais que exista tratamento, o perigo está em se expor a doenças que podem ter que lidar a vida toda, correndo o risco de ter sintomas. 

“É fato que o risco de contágio no sexo oral é menor que no sexo vaginal ou anal, mas ainda existe” disse o especialista em sexualidade e colunista do VivaBem

Apesar de os vírus, bactérias e outros agentes estarem mais presentes no esperma, existe a possibilidade de se contaminar com o líquido expelido antes da ejaculação ou pela secreção da vagina.

Quem faz sexo oral no parceiro desprotegido corre mais riscos de pegar uma IST, mas também está exposto à contaminação por herpes ou gonorréia.

Os riscos são maiores quando há presença de feridas, aftas ou lesões causadas pela escovação.

As principais infecções que podem ser transmitidas no sexo oral sem preservativo são: sífilis, gonorreia, Herpes, HPV, Clamídia, HIV, Hepatite A, B e C.

É importante destacar a importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar