Compartilhe este texto

Saiba para que serve a Melatonina e quando usar

Por Portal Do Holanda

20/10/2023 12h01 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução/Freepik

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente no corpo humano, especificamente na glândula pineal, localizada no cérebro. Ela desempenha um papel fundamental na regulação dos ritmos circadianos, que são os ciclos biológicos de aproximadamente 24 horas que influenciam o sono, o metabolismo e outras funções fisiológicas. A produção de melatonina é controlada pela exposição à luz e à escuridão, o que ajuda a regular o ciclo de sono e vigília.

A principal função da melatonina é regular o sono. Ela atua como um sinal de "hora de dormir", ajudando a induzir o sono e a manter o ritmo do sono. A produção de melatonina começa a aumentar quando a luz do dia diminui, preparando o corpo para descansar durante a noite.

A melatonina também desempenha um papel importante na adaptação do corpo a mudanças de fuso horário e em condições de trabalho noturno. Além de regular o sono, a melatonina tem sido estudada por seus potenciais efeitos antioxidantes e imunomoduladores.

Quem pode tomar Melatonina?

Somente pessoas maiores de 19 anos com limite diário de 0,21 mg podem usar a medicação. Não é necessária receita médica, mas não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças ou atividades que exijam atenção constante.

É recomendável tomar melatonina para dormir?

A Anvisa não permite uso terapêutico da melatonina, mas é comum o uso de suplementos à base do hormônios para induzir o sono. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM) alerta que a melatonina pode facilitar o adormecimento, mas não induz o sono direto como os medicamentos para insônia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar