Compartilhe este texto

Nutricionista ensina como evitar o colesterol alto com alimentação saudável

Por Portal Do Holanda

18/10/2023 14h20 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução/Freepik

Essencial para o funcionamento do organismo, o colesterol em níveis equilibrados é muito importante para o bem-estar de todo paciente. Para orientar melhor o paciente a nutricionista Gilmara Braga, dá dicas de como realizar uma dieta saudável para evitar ou reduzir o surgimento do colesterol alto. 

Um dos primeiros passos é a redução do consumo de frituras e alimentos ricos em carboidratos refinados, como bolos, pão branco, bolachas, biscoitos, tortas, salgadinhos, refrigerantes, sucos industrializados e excesso de sucos naturais. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2022 foi apontado que cerca de 40% dos adultos no Brasil têm o diagnóstico de colesterol alto. É importante destacar que, se não for tratado, o nível elevado de colesterol é uma das principais causas do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

De acordo com a nutricionista Gilmara Braga, existe uma dieta chamada anti-inflamatória que pode ser seguida para reduzir os níveis de colesterol ruim, que é a lipoproteína de baixa densidade (LDL), e aumentar o colesterol bom, que é a lipoproteína de alta densidade (HDL). A especialista também destaca alimentos que podem auxiliar na dieta.  

“Deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras como as frutas, verduras, legumes, castanhas que são ricas em gorduras “boas”, aveia, azeite de oliva, sementes como linhaça, chia e semente de abóbora e girassol”, pontua. 

Para que haja redução do colesterol ruim, deve-se também praticar atividade física, como algum esporte ou exercício aeróbico e musculação de acordo com a preferência de cada um. A especialista comenta os benefícios dessas atividades para o paciente. 

“A prática de atividade física traz inúmeros benefícios ao organismo, além de reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos, ajuda a manter o coração saudável, reduz o estresse, o cansaço e a fadiga, bem como regula possíveis anormalidades do metabolismo das gorduras e aumentar a HDL – o colesterol bom”, finaliza a nutricionista.

Veja Também

Café pode intensificar orgasmos e aumentar desejo sexual

Obesidade deve ser combatida com mudança de hábitos e estilo de vida, diz nutricionista


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar