Pesquisadores apontam idade em que as pessoas são mais felizes durante a vida

Por Portal do Holanda

12/11/2021 11h48 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução / Pexels

Um estudo com 17 mil participantes de 13 países apontou a faixa etária na qual as pessoas afirmam ser mais felizes. A pesquisa foi publicada no repositório científico Springer Social Indicators Research e foi feito com pessoas que tinham 50 anos ou mais.

"Os resultados mostram que a probabilidade de viver o período mais feliz da vida apresenta uma relação côncava com a idade, com um ponto de inflexão por volta dos 30-34 anos e uma tendência decrescente a partir desse ponto. Retrospectivamente, a meia-idade não é considerada o período menos provável e mais feliz da vida", relatou a autora do estudo, professora no departamento de economia da Universidade espanhola de Vigo, Begoña Alvarez à Exame.

Porém, a pesquisadora assume que uma das limitações do estudo é a habilidade dos participantes de se lembrarem do passado com precisão. A intenção da pesquisa é elaborar soluções para melhorar a qualidade de vida da população idosa através de políticas públicas.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar