Não comer sementes de tomate realmente evita a apendicite?

Por Portal do Holanda

03/02/2021 14h45 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Pixabay / As pessoas que sofrem com esse mal, são aconselhadas a evitar comer caroços e sementes de frutas e legumes

A apendicite acontece quando há inflamação do apêndice, a condição vem acompanhada de risco de morte e o tratamento consiste na remoção do órgão.

As pessoas que sofrem com esse mal, são aconselhadas a evitar comer caroços e sementes de frutas e legumes, como goiabas, tomate, gergelim, pepino e quiabo. Mas a grande dúvida é, afinal não comer esses alimentos realmente anula a probabilidade da inflamação?

De acordo com Dr. Humberto Galizzi, presidente da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais, em entrevista à revista Encontro, não existem evidências científicas que comprovem que os caroços de fato provocam a inflamação do órgão. 

A apendicite  é causada na maioria das vezes, pela obstrução do canal que liga ao intestino grosso, geralmente devido pequeno pedaços de fezes endurecidas ficarem presas no local, causando um processo inflamatório. A condição pode acontecer também por conta de salpingites, pelviperitonites, retocolite ulcerativa, doença de Crohn, problemas vasculares e tumores.

Os sintomas da apendicite são dores abdominais intensas do lado direito do abdome, perto da virilha, uma dor que não melhora, perda de apetite, vômito e febre.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar