Compartilhe este texto

PF flagra mais de 70 garimpeiros em trabalho análogo à escravidão em Maués

Por Portal Do Holanda

30/04/2024 8h41 — em
Policial


Foto: Divulgação PF-AM

Manaus/AM – A Polícia Federal flagrou, na segunda-feira (29), mais de 70 garimpeiros trabalhando em condições degradantes e equiparadas à escravidão na cidade de Maués, no sul do Amazonas.

Segundo a PF, o garimpo naquela região é realizado na modalidade de poço, onde os trabalhadores operam de forma subterrânea, desprovidos de qualquer equipamento de proteção individual, além de serem obrigados a trabalhar para quitar dívidas, evidenciando a exploração desumana dos trabalhadores.

Foto: Divulgação PF-AM

O local onde a exploração do mineral estava sendo realizada é considerado um dos garimpos mais lucrativos de toda a América Latina, com uma produção diária superior a 6 kg de ouro.

Foto: Divulgação PF-AM

Essa ação conjunta visa não apenas coibir atividades ilegais, mas também proteger os direitos dos trabalhadores e preservar o meio ambiente. Os responsáveis pelo garimpo ilegal serão responsabilizados perante a lei, enquanto medidas serão tomadas para garantir o resgate e a assistência adequada aos trabalhadores encontrados em situação de vulnerabilidade.

Foto: Divulgação PF-AM

A ação faz parte da Operação Mineração Obscura que iniciou na última sexta-feira (26), e foi realizada em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

A operação segue até esta sexta-feira (3).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial