Compartilhe este texto

Comerciante é preso por aplicar golpes em indígenas ao vender 'fiado' em Ipixuna

Por Portal Do Holanda

18/05/2024 9h23 — em
Policial


Foto: Divulgação/PC-AM

Manaus/AM - Um homem identificado pela polícia como Antônio José Lino Carrigas V. Silva foi preso, na sexta-feira (17), por aplicar em indígenas ao vender "fiado" em seu estabelecimento, em Ipixuna, no Amazonas. 

Conforme o delegado Antônio Lino, da 67ª DIP de Ipixuna, o Inquérito Policial (IP) se iniciou com a Polícia Federal (PF) em 2021 e, posteriormente, as investigações passaram a ser diligenciadas pela equipe policial da 67ª DIP.

“As investigações apontam que Antônio José, que é um comerciante do município, confiscava os cartões dos indígenas para garantir a ação de compra. As vítimas retiravam mercadorias do comércio do indivíduo sem pagar – prática chamada popularmente como ‘fiado’ – e, como garantia, tinham que deixar seus cartões bancários com senha com o homem”, explicou.

De acordo com o delegado, na residência do indivíduo, foi cumprido um mandado de busca e apreensão e foram apreendidos R$ 33 mil, dois celulares, diversos cartões de poupança e auxílios governamentais e armas variadas, inclusive de fabricação artesanal, e cartuchos.

“Antônio José também é investigado por envolvimento com o tráfico de drogas em Ipixuna. Além disso, cumprimos outros seis mandados de busca e apreensão nas casas de outros investigados, onde foram apreendidos computadores, celulares e extratos bancários”, disse.

Antônio vai responder por estelionato, posse de arma de fogo de uso restrito e comércio ilegal de arma de fogo. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial